Aglomerando - Agregador de conteúdo

Especial - Halloween: A Origem (Parte I)

O Halloween, ou dia das bruxas, é um evento tradicional e cultural comemorado principalmente nos países de língua inglesa, com principal relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. O primeiro registro do uso do termo halloween é de aproximadamente 1745 anos. A origem do halloween remota às tradições dos povos que habitavam a Galáia e a as ilhas Grã-Betanha entre os anos de 600a.C e 800a.C. Originalmente, o halloween não tinha vínculo com bruxas, abóboras ou o termo 'gostosuras ou travessuras'. Era uma data comemorativa do calendário celta Irlandês, comemorado entre 30 de outubrro e 2 de novembro, que também marcava o fim do verão. O halloween tem duas origens básicas, que ao longo do tempo foram se mesclando: a origem pagã e a origem católica.

A Origem Pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhaim, que é o culto aos mortos. A invasão das ilhas britânicas acabou mesclando as culturas celta e a latina. Com a evangelização desses territórios, a religião desses povos acabou por desaparecer da maioria das civilizações locais. Pouco sabe-se sobre a religião dessa civilização, uma vez que tudo era passado oralmente de geração a geração, não tendo ficado nenhum registro escrito sobre ela. Mas sabe-se que Samhaim era comemorada entre 5 e 7 de novembro, na transição entre o equinócio de verão e o solstício do inverno. A celebração durava uma semana e marcavam o ano novo celta. A 'festa dos mortos' era a comemoração mais importante deste povo, pois seria como 'o céu e a terra' dos cristãos. Para os celtas, o lugar dos mortos era o lugar da felicidade perfeita, sem fome e sem dor.


A Origem Católica é datada do século IV, quando a igreja da Síria consagrou um dia para comemorar os Mártires. Três séculos depois, o Papa Bonifácio IV dedicou um templo romano para homenagear os Deuses e todos os santos que precederam a fé.  A festa cristã que homenageava todos os santos era comemorada em 13 de maio, mas o Papa Gragório IV ordenou que a data deveria ser universalmente celebrada. Por ser uma festa grande, o dia anterior aos festejos (31 de outubro) era o dia de 'ajeitar tudo' para a festa, sendo chamado de Halloween (véspera do dia de todos os santos).

Continua...

2 comentários:

  1. Yeah... O que para muitos é Halloween, para outros é Samhain...Eu, por exemplo,prefiro comemorar o Samhain... Mas quem disse que essa religião celta desapareceu? Depois do fim das perseguições e das caças as bruxas, ela retornou... Hoje em dia é chamada wicca, hehe.

    www.gabrielmyslinsky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante e que bom q ela voltou... afinal as comemorações atuais são bem distintas das origens da data.

    ResponderExcluir