Aglomerando - Agregador de conteúdo

Pyramiden - A Cidade Fantasma Russa


Pyramiden foi fundada em 1910 pela Noruega e está localizada na parte mais setentrional do mundo. A cidade faz parte do Arquipélago Svalbard, territória norueguês. A cidade era uma mineradora de carvão que em 1927 foi vendida para a União Soviética (Rússia). Durante 80 anos a cidade forneceu o carvão que aquecia centenas de casas do país.


Pyramiden foi construída para mostrar que o modelo socialista poderia dar certo. Alimentação gratuita, escolas, bibliotecas, quadras poliesportivas, cinemas e teatros eram apenas alguns dos benefícios para meus habitantes fixos. Pyramiden, que tinha 1000 habitantes, foi abandonada em 10 de janeiro de 1998. Seus prédios estão exatamente como os moradores os deixaram em 1998. As construções no estilo soviético conviviam com os enormes paredões rochosos (onde haviam as minhas de carvão) e conviviam com nada mais que 3.000 ursos polares. 




O colapso no sistema soviético da década de 90, obrigou a cidade a ser fechada. A "Perola do Ártico", como era conhecida, foi pega de surpresa com a decisão: fazer as malas para abandonar a ilha imediatamente. Nenhum aviso antes, nenhuma explicação... o que tornou o fato mais estranho, um total mistério!


Algumas pessoas, porém, não acreditam na versão dada pelo governo. Essas pessoas acreditam que o governo soviética investigava um portal secreto que havia sido encontrado em 1928. Atualmente apenas uma ilha do arquipélago é habitada. É uma ilha que não foi vendida à União Soviética. Pyramiden, a cidade fantasma, está aberta a visitação, mas as pessoas estão proibidas de entrar nos prédios e minas, por perigo de desmoronamento.

























Até hoje os verdadeiros motivos para a precoce e inesperada evacuação de Pyramiden é um mistério e talvez assim seja para sempre!