Aglomerando - Agregador de conteúdo

Bones

Bones gira em torno da Dr. Temperance 'Bones' Brennan, uma exímia antropóloga forense que trabalha no instituto Jeffersonian. Brennan trabalha junto com o agente federal Booth e é responsável por identificar vítimas de assassinato que os métodos tradicionais não consegue identificar. São corpos carbonizados, desfigurados ou descompostos. O talento de Brennan em desvendar mistérios ocultos nos ossos é impressionante e junto com seu parceiro desvendam casos que parecem complicados. A série tem 9 temporadas, gravadas e exibidas entre 2005 e 20013. Toda a equipe de Brennan se manteve a mesma da 2ª à 9ª temporada. Na primeira também, mas haviam dois personagens a menos.


Especial - Halloween: Tempos Modernos (Parte II)

O Halloween é uma festa totalmente tradicional no mundo, em alguns países mais que em outros, mas ainda assim uma noite muito esperado pela população. Porém, com o passar do tempo, as pessoas foram esquecendo os verdadeiros motivos para a celebração da data. Halloween ainda faz alusão aos mortos, mas atualmente de uma forma bem distinta e com muitas mudanças desde sua origem. As principais aquisições do festejo são as bruxas e a abóbora (Jack o'lantern). Mas não são os únicos. Com o surgimento das fantasias de Halloween, veio também a tradição de sair as ruas, de porta em porta, pedindo doces (gostosuras ou travessuras). (Halloween - A Origem, clique aqui)

A tradição das fantasias teria nascido na França, entre os séculos XIV e XV, quando o país enfrentava uma onde de peste bubônica e a Peste Negra, que dizimou uma boa parte da população do lugar. O número de missas em homenagem aos mortos crescia muito e algumas representações teatrais foram criadas para representar a mortalidade, algumas delas ficaram conhecidas como danças da morte ou danças macabras. Alguns fiéis religiosos, às vésperas de finados, costumavam adornar suas paredes com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para seu encontro. Também eram criadas apresentações de pessoas disfarçadas de famosos e até a própria morte, a qual todos  chegariam.


Já a tradição de sair as ruas pedindo doces teria surgido na Inglaterra, no período de perseguição protestante contra os católicos, entre 1500 e 1700. Nesse período, os católicos eram proibidos de exercer seus direitos legais e não podiam exercer cargos públicos. Celebrar uma missa era plausível de multa e até mesmo a prisão. O plano conhecido como "conspiração da pólvora" tinha como objetivo explodir o parlamento, mas em 1605, um descuido colocou todo o plano a perder. A partir de então, os protestantes passaram a usar máscaras e fantasias para ir até as casas dos católicos para exigir-lhes cerveja e pastéis: gostosuras ou travessuras.

Jack O'Lantern - É uma abóbora enfeitada com uma caricatura com olhos e boca e iluminada. O surgimento deste símbolo do Halloween foi graças a um mito Irlandês. Conta a lenda que um homem, apelidado de Jack Miserável, convidou o diabo para tomar um drinque. Fazendo jus a seu nome, Jack Miserável não queria pagar sua bebida e convenceu o tinhoso de transformar-se em uma moeda. Depois que o diabo fez isso, Jack pegou o dinheiro e guardou em seu bolso ao lado de uma cruz, motivo que impediu que o diabo voltasse a sua forma original. Jack, então, fez um acordo com o diabo para solta-lo e por 10 anos ficaria livre do diabo e sua alma, coso ele morresse, não iria parar no inferno.  Algum tempo depois, Jack morreu. No céu ele não foi aceito. No inferno também não por causa da promessa do diabo. Então o diabo enviou Jack de volta a terra, em noites escuras com apenas uma pedra de carvão. Jack colocou o carvão dentro de um nabo esculpido e foi assim que surgiu a lenda das abóboras.

Bruxas - No imaginário popular, a bruxa é descrita como uma velha, de nariz pontudo, verruga na ponta do queiro e nariz, costas arqueadas, chapéu preto pontudo e um vestido comprido (geralmente preto) e uma vassoura voadora. Uma manipuladora de magia negra e portadora de uma risada macabra. A lenda também diz que as bruxas foram caçadas na idade média e queimadas em fogueiras, para que não pudessem mais fazer mal a ninguém. As bruxas são o maior símbolo do Halloween. De acordo com a a lenda, as bruxas reúnem-se duas vezes ao ano (30 de abril e 31 de outubro), chegando em suas vassouras voadoras, para participar de uma festa oferecida pelo próprio diabo. Nessas festas elas jogavam feitiços e maldições nas pessoas, as transformavam em várias coisas causando uns enorme transtorno. Também diz a lenda que para encontrar uma bruxa era necessário, à meia noite, sair as ruas com a roupa do avesso e andar de costas.

As Horas

As Horas é um filme americano lançado em 2002. O filme foi baseado no livro As Horas, de Michael Cunningham que foi por sua vez foi baseado em uma obra de Virgínia Woolf (Mrs Dallowey), uma das personagens do filme.

O filme traz três mulheres e três épocas distintas, mas que carregam um laço eterno. Em 1923 vive Virgínia Wolf, escritora e criadora do livro "Mrs. Dallowey", que passa por problemas de depressão e pensamentos de suicídio.  Em 1951 vive Laura Brown, uma dona de casa gráfica e insatisfeita que tem pensamento suicida. Nos tempos atuais vive Clarissa Vaughn uma editora de livros que planeja uma festa para seu amigo e ex-amante que está correndo de AIDS.
Há alguns anos, quando vi o filme pela primeira vez pensei ter perdido tempo assistindo mais um filme ruim. Engano meu. Mais recentemente, há alguns meses assisti novamente. O ontem, mais uma vez! Não preciso nem falar que o filme é espetacular. É surpreendente! Emocionante e com um final que fira o fôlego. O grande laço que une as três gerações aparece apenas no fim do filme, o verdadeira laço que une tudo. Quer ver um bom filme, diferente do que está acostumado... um filme que foge ao padrão mais consideravelmente normal. Recomendo muito!
Virginia Woof (Nicole Kdman)

Laura Brown (Juliane Moore)

Clarissa Vaughn (Meryl Streep)

Especial - Halloween: A Origem (Parte I)

O Halloween, ou dia das bruxas, é um evento tradicional e cultural comemorado principalmente nos países de língua inglesa, com principal relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. O primeiro registro do uso do termo halloween é de aproximadamente 1745 anos. A origem do halloween remota às tradições dos povos que habitavam a Galáia e a as ilhas Grã-Betanha entre os anos de 600a.C e 800a.C. Originalmente, o halloween não tinha vínculo com bruxas, abóboras ou o termo 'gostosuras ou travessuras'. Era uma data comemorativa do calendário celta Irlandês, comemorado entre 30 de outubrro e 2 de novembro, que também marcava o fim do verão. O halloween tem duas origens básicas, que ao longo do tempo foram se mesclando: a origem pagã e a origem católica.

A Origem Pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhaim, que é o culto aos mortos. A invasão das ilhas britânicas acabou mesclando as culturas celta e a latina. Com a evangelização desses territórios, a religião desses povos acabou por desaparecer da maioria das civilizações locais. Pouco sabe-se sobre a religião dessa civilização, uma vez que tudo era passado oralmente de geração a geração, não tendo ficado nenhum registro escrito sobre ela. Mas sabe-se que Samhaim era comemorada entre 5 e 7 de novembro, na transição entre o equinócio de verão e o solstício do inverno. A celebração durava uma semana e marcavam o ano novo celta. A 'festa dos mortos' era a comemoração mais importante deste povo, pois seria como 'o céu e a terra' dos cristãos. Para os celtas, o lugar dos mortos era o lugar da felicidade perfeita, sem fome e sem dor.


A Origem Católica é datada do século IV, quando a igreja da Síria consagrou um dia para comemorar os Mártires. Três séculos depois, o Papa Bonifácio IV dedicou um templo romano para homenagear os Deuses e todos os santos que precederam a fé.  A festa cristã que homenageava todos os santos era comemorada em 13 de maio, mas o Papa Gragório IV ordenou que a data deveria ser universalmente celebrada. Por ser uma festa grande, o dia anterior aos festejos (31 de outubro) era o dia de 'ajeitar tudo' para a festa, sendo chamado de Halloween (véspera do dia de todos os santos).

Continua...

San Zhi - Resort Fantasma

Entre florestas e morros, está um assombroso resort de luxo. A construção tailandesa foi abandonada ainda na fase de construção, devida a mortes misteriosas de alguns operários que trabalhavam na futurista construção.




Acolhedora de Bebês

Luisa de Jesus nasceu em 1750, em Coimbra - Portugal. Pouco se sabe de sua vida até que, aos 22 anos, decide ir a "roda" para pegar um bebê abandonado (onde os pais abandonavam seus filhos, ainda bebês, para serem adotados) e em troca recebera 600 réis e um enxoval, uma recompensa às almas caridosos que se dispunham a adotar uma criança.

Depois do primeiro, pegou outro, e outro, e outro... ao todo foram 33 crianças até que as autoridades descobriram Luisa. Dos bebês pegos, não havia nem sinal. Depois ela acabou confeçando: envenenava as crianças assim que chegava em casa. Foi condenada a morte pelos 33 assassinatos, embora tenha confeçado apenas 28 das 33 crianças levadas por ela. Luisa, algumas vezes, usou seu nome, outras um nome falso.

Em 1ª de julho de 1772 foi condenada. Quanto a forma que ela foi executada há divergências: alguns lugares dizem que ela foi queimada em fogueira pública, em outros que ela foi enforcada. Foi a última mulher a receber pena de morte violenta, seja lá qual das duas formas ela realmente foi executada.

A Fortaleza Élfica

A natureza não se cansa de surpreender com suas formações esculpidas com a sabedoria que só o tempo pode proporcionar. São lugares tão incríveis e inacreditáveis que parecem cenários inspirados em filmes de fantasia que são criados para atiçar o imaginário das pessoas. Mas surpreenda-se, esses encantadores lugares existem de verdade e estão a espera de nossa humilde visita.




Lembra-se desse lugar místico do filme O Senhor dos Anéis? A fortaleza dos Elfos? Parece um lugar criado pela imaginação criativa de um escritor... mas é um lugar mágico, esculpido pela natureza em conjunção com o ser humano. Essa fortaleza está na Índia e você verá mais no fim do post.

 

1. Cânion de gelo na Groenlândia

Foi encontrado, em agosto passado, um cânion de pelo menos 750 km de comprimento e 800 de profundidade sob as geleiras da Groenlândia. A descoberta foi possível graças a ajuda dos satélites e os especialistas acreditam que ele exista há milhões de anos, antes mesmo que o local fosse coberto de gelo. O cânion tem início no centro da Groenlândia e vai até a extremidade norte do país e possui a função de transportar águas subglaciais do interior da calota até o oceano.





2. Covas de gelo Eisresenwelt, na Áustria

É o maior conjunto de covas do mundo. Nas covas Eisresenwelt estão localizadas as grutas mais largas do planeta. Atualmente uma pequena parte, que mais parece um labirinto, está aberta do publico. Os turistas costumam procurar o local pela beleza natural que o ponto turístico oferece.




3. Bosque de pedras na China

Considerado "a primeira maravilha do mundo", o Bosque de Pedra Shilin está localizado a 86 km ao sul da província de Yunnan, na China. São mais de 400 km de floresta formada por imponentes rochas basálticas e apenas em 2007 o local foi considerado Patrimônio da Humanidade. Acredita-se que as formações possuam cerca de 270 milhões de anos e conta com uma vasta cadeia de labirintos, rochas que parecem seres humanos, plantas e animais.




4. Bosque submergido na Patagônia

Situado 30 km abaixo da Patagônia, o Bosque Submergido recria um cenário de fantasia e ilusão. Suas árvores estão quase intactas e parecem estar flutuando, como em um filme. Um terremoto, em 1960, sepultou o bosque para sempre! Conforme se olha, é possível ver a copa de algumas árvores. Que tal um mergulho para conhecer essa beleza?





5. A Fortaleza Chittorgarh, na Índia

Sob uma colina de 180 metros está localizada a maior Fortaleza da Índia. É a Fortaleza Chittorgarh, construída no século VII. Seus 2,8 Km² são rodeados de uma muralha que protegem, por muitos séculos, templos, palácios e torres de arquitetura impecável e impressionante.  A torre mais alta tem 37 metros de altura e foi construída no século XV e é o símbolo da vitória em uma guerra.






São tantos lugares incríveis que fica até difícil de dizer qual é o mais bonito! Eu, se pudesse, iria a todos os cinco lugares e você?

Barbie Zumbi

Histórias, lendas, filmes e séries de zumbis está em alta. Sempre esteve, pra ser mais racional. Desde que me conheço por gente vejo filmes e séries ganhando cada vez mais audiência e lendárias histórias ganhando fama por aí. Algumas pessoas criativas fizeram uma versão zumbi da barbie: Zombi Barbie, como é chamado pelo mundo afora. As bonecas são as normais, você pode pegar qualquer uma delas e chegar ao resultado das fotos abaixo. Uma verdadeira arte!












Achei fantástico. Será que dá pra encomendar? Provavelmente há colecionadores de bonecos estilosos e até para quem não é, mas gostaria de ter um exemplar desses. Quando eu era criança eu tinha algumas barbie's e guardava com todo cuidado, afinal a boneca não é um simples brinquedo. Há toda uma coleção que até hoje faz sucesso. Qual sua Zombi  favorita?

Xuxa e o Pacto com o Tinhoso

Está chegando o dia das crianças e para entrar no clima, que tal um pouco de suspense com a misteriosa lenda que envolve a XUXA, uma figura que desde a década de 80 faz tremendo sucesso com as crianças. Eu tenho que confessar que gostava da Xuxa, ouvia suas músicas e vi alguns de seus filmes... mas na realidade, o tempo dela já foi-se.

XUXA E O PACTO MACABRO COM O DEMO

Reza a lenda que algumas músicas da cantora dos baixinhos, se ouvidas de trás para frente, eram, na verdade, mensagens subliminares do demônio. Quando surgiu a possibilidade do possível pacto, milhares de pessoas pegaram os LP's (que velharia, né?!kkkk) e começara a ouvir as músicas. Muitas agulhas foram estragadas na tentativa de entender qual era exatamente esse pacto que fez a Xuxa. E muitas dessas pessoas afirmaram que sim, que tinha ouvido.



Consta no relato de um ex-paquito, que a maioria dos pactos eram em favor da Xuxa. Mas, já pararam para perguntar porque a cantora escolheu esse nome? Ainda segundo o testemunho dele, o nome vem da junção de outros dois nomes: eXU-mirim e XAngô = XUXA. Ainda segundo o relato, eram nessas duas entidades que eram depositados os "trabalhos" feitos para a rainha dos baixinhos.

Há uma música em que a cantora fala de Jesus, mas sem mencionar o nome nenhuma vez. "tudo o que eu quiser, o cara lá de cima vai me dar", isso por causa dos pactos que ele fez. Há uma outra música -chamada 'marquei um x'- que ela canta "marquei um Xis, um Xis, um Xis no seu coração", XIS ao contrário é SIX (6 em inglês) ou seja, 666 o número da besta. E nessa mesma música, quando escutada ao contrário é possível ouvir "Jesus é exu, exu é o rei".


Na música 'doce mel', quando ouvida ao contrário, é possível ouvir "adore Hare Krishna, afronte Javé". Já na música 'meu cãozinho Xuxo' é possível escutar "meu anjo é o diabo... esse seu amor que recebo". Mas o mais macabro, talvez, esteja na m´suca cujo refrão é "tXu tXu tXu/ tXu tXu tXu/ tXu tXu tXucãooooo/ . São 3 sequências de X, 6 ao contrário. Fazendo as contas 3x a besta é igual a 1998 (666+666+666), ano em que nasceu a Sasha. Já entendeu, né?! Se o pacto com o tinhoso aconteceu, ele foi forte porque ela ainda hoje ta repleta de sucesso com os baixinhos. 

BONECA ASSASSINA DA XUXA

A Xuxa lançou uma boneca que muitas crianças queriam e acabavam ganhando de presente. Conta a lenda que certa noite uma criança foi encontrada morta por estrangulamento. A perícia foi feita e, por incrível que possa parecer, a assassina havia vida a tal boneca. A suposta explicação dada pela polícia foi que a boneca criou vida durante a noite e matou a criança. A boneca foi aberta e encontraram dentro dela um punhal de ponta cabeças, o desenho do "Pentáculo de Satanás" e em volta do desenho uma legenda que dizia "em louvor a Satanás". A notícia logo virou manchete de jornais e revistas sensacionalistas e a lenda começou a ganhar força. Depois do primeiro suposto assassinato, outros foram cometidos pelas bonecas. 

Outro caso conhecido foi de uma criança que ganhou a boneca da mãe. Ela deixou a filha no quarto brincando e algumas horas depois ela encontra a filha degolada, com uma faca na mão e a boneca sobre ela. O caso chocou a polícia. Outros casos parecidos foram relatados, mas a lenda nunca foi confirmada.


Na boa, pacto com Satanás e boneca assassina??? É muita imaginação para inventar histórias assim. Ao menos a publicidade ao redor da Xuxa tem dado certo com essas lendas, afinal, mais de 30 anos depois do início de sua carreira ela ainda é a rainha dos baixinho e ainda vende cd's adoidado. "exu é rei", me obriguei a rir com essa!... Você acredita nessas duas lendas?

Hotel del Salto




Localizado no alto de um penhasco, constantemente coberto por uma névoa e abandonado há mais de duas décadas o Hotel del Salto  é um casarão de 1928 que mais parece uma mansão mal-assombrada. O hotel fica ao lado da cachoeira Salto del Tequendama, na cidade de Soacha, próximo a Bogotá, Colômbia.


A única forma de chegar ao luxuoso hotel era de trem, que partia de Bogotá. Quando foi construído, em 1923, a fachada do hotel recebeu características francesas que impressionavam a elite da época. Alguns anos depois, a mansão foi reformada e passou a ter 18 andares. O hotel recebia turistas que procuravam o sossego do lugar e queriam estar próximos a natureza.





A capital colombiana crescia em ritmo acelerado e a construção de uma hidroelétrica nas proximidades e a poluição do rio, fizeram com que os turistas a perder o interesse pelo local. Afinal, as pessoas procuravam o hotel devido a cachoeira que ficava em frente a ele. Foi assim que ele acabou sendo obrigado a fechar as portas.

Seu aspecto abandonado e os inúmeros casos de suicídio teriam reforçado as lendas de que o local seria abandonado. Depois de 26 anos de abandono e uma reforma, o local foi aberto novamente (em 2013), mas agora como museu sediado por uma fundação e uma universidade.


A cachoeira Salto del Tequendama é uma imponente queda de 157 metros de altura, que percorre vários quilômetros até chegar ao vale, onde deságua de forma majestosa. O local da queda é um imenso penhasco rochoso, em forma circular.