Aglomerando - Agregador de conteúdo

Dia dos Mortos


A celebração do Dia dos Mortos, em 02 de novembro, é tradição em muitos países. O México, porém, possui uma celebração diferente dos demais países. A celebração mexicana aos entes que já partiram tem origem indígena e inicia em  31 de outubro. A celebração coincide com o Dia dos Fiéis Defuntos e com o Dia de Todos os Santos.


A origem da comemoração mexicana vem de antes da chegada dos espanhóis. Há relatos que os Maias, Astecas, Purépechas, Nauátles e Totonacas praticavam esse culto aos seus antepassados mortos. Esses cultos consistiam em festejar a VIDA dos antepassados e na era pré-hispânica era comum guardar os crânios como troféus e mostrá-los na celebração da morte e ressurreição.


O festival do Dia dos Mortos era festejado no nono mês do calendário asteca e durava um mês inteiro. As festividades eram comandadas pela Deusa Mictecacíhualt, a deusa da morte. Essa festa é uma das mais alegras no México, pois acredita-se que as almas dos já falecidos vem visitar seus parentes. A festa contem muita música, dança e comida. A data da Festa aos Mortos mudou com a chegada dos espanhóis, que alterou a data da comemoração, para coincidir com o Dia de Todos os Santos.




Símbolos da Festa Mexicana aos Mortos

 

Caveiras - As caveiras decoradas e coloridas são o símbolo mais antigo das festividades da data. São várias cores em caveiras reais e em imagens fabricadas. O símbolo está em plena escanção e ganhando notoriedade no mundo. São canecas, camisetas, porta copos e até belas tatuagens.


Pão dos Mortos - É um pão doce, em formato circular ou em forma de crânio e é servido geralmente nessa data como oferenda aos entes queridos.


Altar - É feiro um altar em homenagem ao ente querido, com fotos, flores e outras decorações a que a o ente querido gostava.


Nas imagens abaixo algumas caveiras e esqueletos inteiros enfeitados para a tradicional festa aos Mortos.













Veja agora algumas tatuagens feitas com a imagem das caveiras mexicanas.









Essas caveiras são muito legais e o sentida da festa mexicana aos mortos também. Um dia para festejar os antepassados que viveram e deram continuidade a uma família, uma tradição. Isso é muito legal mesmo. E você o que acha??

Nenhum comentário:

Postar um comentário