Aglomerando - Agregador de conteúdo

O Labirinto do Fauno


Título Original: El Laberinto del Fauno

Ano de Lançamento: 2006

Duração: 118 minutos

Gênero: Drama, Suspense e Fantasia

País de Origem: México e Espanha


Sinopse: Ophelia é a reencarnação de uma princesa que fugiu do submundo, onde predomina a magia e os seres fabulosos. No plano terreno, ela e sua mãe, que está prestes dar à luz, estão de viagem para um acampamento militar, onde Ophelia irá conhecer o seu novo padrasto, o temido capitão Vidal; Este é um excelente soldado, comanda com mão de ferro seus subordinados, e suas características mais notáveis são o sadismo e o preconceitoNo decorrer da trama Ophelia encontra vários seres fabulosos, e um deles é o Fauno, e ele revela a ela que sua missão é ajudá-la a retornar para o verdadeiro lar, o submundo. 

 


Mas para isso a garotinha terá que realizar três tarefas secretamente, ainda ela conta com alguns objetos mágicos e fadas dadas pelo Fauno, entre eles um livro mágico capaz de contar a história de tudo que existe, mesmo sendo o passado ou até mesmo o futuro. Após várias desventuras e aparições de criaturas monstruosas, Ophelia realiza as duas primeiras tarefas e paralelamente o conflito entre os militares e os rebeldes republicanos, torna-se cada vez mais intenso, e com perdas significativas por parte dos republicanos. Com a morte da mãe, Ophelia resgata o seu irmão de Vidal, mas ele inicia uma caçada para recuperar o filho. A fantástica magia do labirinto ajuda-a a escapar, e a leva de encontro com o fauno. E ele mostra a terceira e ultima tarefa, sendo um teste de sacrifício, onde ela deveria escolher entre a vida de seu irmão ou sua única oportunidade de regressar a seu legítimo lar.


Nos acontecimentos finais, ela escolhe salvar a vida do bebê, e é assassinada pelo seu próprio padrasto Vidal, que antes tomou seu filho das mãos dela; Entretanto ele é cercado e morto pela milícia revelando o seu segredo de família. Ophelia já morta revive no plano fabuloso, onde sua verdadeira família e reino existem, e ainda de acordo com a narração ela vive feliz eternamente.

 



Opinião: O Labirinto do Fauno é, sem sombra de dúvidas, um ótimo filme. Eu, particularmente, gosto de filmes de fantasia, com seres lendários e mitológicos que não existem. Gosto porque esses filmes, a maioria deles, pelo menos, são incrivelmente detalhistas e cheios de imaginação. E esse filme tem esse detalhe além de possuir a história mistica da reencarnação das almas. Mas o filme vai além da fantasia. Ele retrata uma Espanha em  guerra, a rigidez do governo e suas formas de tortura para conseguir o seu objetivo: um país sem guerras e traições. A personagem central da trama, Ophelia, uma garota que vive a dura relaidade da opressão e ainda encontra tempo para sonhar com uma vida melhor e seres mágicos que a ajudam e a resgatam para sua "vida real". Resumindo, é um filme muito bom.


Devo confessar que a qualidade da produção, os efeitos especiais e os detalhes impecáveis me deixou impressionada! Nunca havia visto um filme produzido pela Espanha, mas pelo México já. E o México tem uma forma peculiar nas suas produções que, eu gosto muito, a maioria das pessoas julga ruim. Com toda certeza a união desses dois países deu muito certo para a produção desse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário