Aglomerando - Agregador de conteúdo

Síndrome de Proteus


A Síndrome de Proteus é uma doença congênita que causa o crescimento exagerado de patológico da pele com tumores subcutâneos; É uma doença extremamente tara e se estima cerca de 200 casos pelo mundo. Por causa da raridade da doença, não há muito estudo sobre ela e poucos casos são resolvidos. A doença foi reconhecida pela primeira vez em 1979 e é caracterizada pelo gigantismo parcial das mãos e pés, tumores subcutâneos (logo abaixo da pele), macrocefalia (crescimento exagerado da cabela) e outras anomalias cranianas.



Um dos casos mais famosos da Síndrome de Proteus é Joseph Merrick, mais conhecido como "homem elefante. O rapaz tinha um caso grave dessa síndrome, além de ter neurofibromatose. Desde criança Joseph sofria preconceitos: na escola, em casa... de onde foi expulso. Depois de tentar vender livros para sobreviver e sem bons resultados, ele acabou juntando-se ao circo de aberrações. Lá permaneceu até ser "resgatado" por um médico que o escolheu para fazer análises e um tratamento. Faleceu em 1890 por causa do crescimento de seu cérebro.





 
CHINA - Huang Chuncai é uma das pessoas que sofrem dessa raríssima síndrome. Ele possui tumores extraordinariamente grandes que impedem seu crescimento e fazendo com que seus ossos não se desenvolvam que que sua coluna fique curvada, restringindo sua respiração. Por causa do tamanho dos tumores, ele também tem dificuldade em falar e comer. O homem elefante deixou a escola muito pequeno devido as constantes implicâncias das outras crianças. Há alguns anos, o homem elefante vem sendo submetido a diversas cirurgias para remoção do tumor que é extremamente vascularizado e perigoso de ser removido.


 

 

2 comentários:

  1. Coitadas das pessoas que são vítimas dessa síndrome...

    A última foto parece coisa de filme de ficção científica da década de 80...

    ResponderExcluir
  2. Pior que parece mesmo. Esse chinês foi a pessoa que apareceu num documentário da Natgeo e eu vi... achei muito interessante e triste também. Essa doença que ele tem e nesse estágio causou muitos problemas de saúde para ele... ano passado ele fez cirurgias para a retirada desse tumor e ajudou bastante...

    ResponderExcluir