Aglomerando - Agregador de conteúdo

San Juan Parangaricutiro - A Cidade Que Recusou-se a Morrer

San Juan Parangaricutiro é um povoado do Estado de Mochoacán, no México. O povoado foi evacuado em 1943, antes de que o Vulcão Paricutin entrasse em erupção. Apenas a velha igreja sobreviveu ao desastre causado pelo vulcão que, com a força da natureza, não perdoou o local. Mas o povoado recusou-se a morrer!


E das cinzas, renasce San Juan Nuevo, atualmente com 18.834 habitantes. Em um local privilegiado, no Planalto Purepecha, próximo ao vulcão Paricutin, é a sede do condado de Nuevo Parangaricutiro. A cidade foi reconstruída após a destruição total, causada pela erupção do vulcão. Seu nome oficial é San Juan Nuevo Parangaricutiro. A população foi reassentada em um lugar anteriormente conhecido como "La Hacienda de los Conejos ", 30 km de seu local original.



12 de Maio de 1944, foi o dia em que as pessoas desta comunidade chegaram em sua nova terra deixando para trás o seu gado, alimentos e casas, que foram consumidos pela lava ardente do Vulcão Paricutin, que felizmente não feriu Nenhuma pessoa, durante esta viagem através dos moradores da floresta levou para seu patrono o "Senhor dos Milagres ", que foi construída uma nova igreja onde ainda hoje se pode ver.

Na antiga cidade de San Juan Parangaricutiro , San Juan Nuevo era chefe de aldeias como Zacán, Caltzonzin, Paricuti, entre outros. Depois de evacuar a cidade passou a fazer parte do município de Uruapan e não foi até 1950, quando é novamente um município independente. Confira algumas imagens da igreja da antiga cidade, a única coisa a sobreviver a destruição do vulcão.