Aglomerando - Agregador de conteúdo

O Massacre de Beslan

A Crise de reféns da escola de Beslan (conhecida também como Cerco à escola de Beslan ou Massacre de Beslan) teve início no dia 1 de setembro de 2004, quando terroristas armados fizeram mais de 1200 reféns entre crianças e adultos, na Escola Número Um, da cidade russa de Beslan, na Ossétia do Norte. 


01

Os terroristas chechenos colocaram explosivos no prédio da escola e mantiveram os reféns sob a mira de armas por três dias. Em 3 de setembro, no terceiro dia da crise, as forças de segurança russas entraram na escola e atacaram os sequestradores, que detonaram explosivos e atiraram nos reféns. O resultado foi a morte de 344 civis, sendo 186 deles crianças e centenas de feridos.



O grupo terrorista liderado por Shamil Bassaiev, denominado “Brigada chechena de reconhecimento e sabotagem” ligado aos separatistas chechenos, assumiu a responsabilidade pelo atentado terrorista à escola, que foi liderado pelo seu principal subalterno inguche, Magomet Yevloyev.


EXIGÊNCIA E INÍCIO DO ATAQUE


Entre as exigências que eram feitas estavam a retirada das tropas russas da Chechênia e o reconhecimento da independência desta república do Cáucaso. O Kremlin aceitou uma das reivindicações do comando de Beslan, de libertar 30 prisioneiros para trocá-los por reféns que estavam na escola.


Mas nada foi suficiente para impedir a tragédia. No dia 3, a queda de uma granada - de acordo com versão de autoridades russas - por causa do rompimento da fita adesiva que a prendia no teto do ginásio da escola ou a negligência de um dos terroristas, segundo outros ex-reféns, provocou a primeira explosão no local onde estava a maioria dos reféns.


No meio do pânico e da confusão, um dos terroristas ativou a bomba que tinha amarrada ao corpo e dezenas de reféns se jogaram contra as janelas, começando o tiroteio dentro e fora do local, por parte dos milicianos ossetas e de policiais russos. Assustadas, cerca de 30 pessoas fugiram do colégio, enquanto os seqüestradores atiravam nos reféns pelas costas.


Depois da ação de Beslan, a Rússia passou a oferecer uma recompensa de US$ 10 milhões pelos líderes chechenos Aslan Maskhadov e Shamil Basayev. O país também prometeu atacar "bases terroristas" em qualquer lugar do mundo.


1 6 19383 images (1) images

 

294427 beslan9 images (2)

Isso é muito triste. Centenas de pessoas. Metade dessas centenas, crianças. Todos inocentes que perderam a vida por culpa de um bando de terrorista que quer dominar o território russo. Esse foi, talvez, o pior massacre da história mundial. As imagens são chocantes, elas gritam por socorro e atenção. São imagens chocantes. De pessoas mutiladas, corpos abertos. Um verdadeiro terror. Confira algumas delas, se conseguir.  Tenha certeza antes de continuar... as imagens são fortes.


5 Beslan-Katliamı-15 images img4370uo3

Quero dizer que isso me deixa com o estômago embrulhado! Quando a gente lê sobre um assunto assim, podemos imaginar como foi. Mas quando vemos essas fotos percebemos que as coisas foram ainda piores do que imaginamos. E isso mostra o mundo de uma forma que muita gente vê, mas procura ignorar. 


82f16-beslan

Por hoje é isso. Até a próxima.


Fonte: Wikipédia e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário