Aglomerando - Agregador de conteúdo

Descoberta - Túmulo Vampiro

Um “túmulo de um vampiro”, com um esqueleto com uma estaca cravada no meio do peito, foi descoberto pelo arqueólogo Nikolai Ovcharov, mais conhecido como "Indiana Jones da Bulgária". O achado aconteceu quando Ovcharov escavava as ruínas de Perperikon, uma cidade da Trácia antiga, localizada no sul da Bulgária, perto da fronteira com a Grécia.



Acredita-se que a cidade seria o local doTemplo de Dionísio - o deus grego do vinho e da fertilidade. E entre os achados - que incluem uma cidadela no alto de uma colina, uma fortaleza e um santuário - está uma série de "sepulturas de vampiros".

"Não temos dúvidas de que, mais uma vez, estamos vendo um ritual antivampiro que foi realizado aqui", disse o professor Ovcharov ao jornal The Telegraph. Ele esclareceu que o metal introduzido no peito do cadáver teria o propósito de evitar que uma pessoa "má" pudesse ressuscitar para aterrorizar os vivos. Este tipo de tratamento aos mortos era dedicado a pessoas que haviam morrido em circunstâncias incomuns, como o suicídio, de acordo com o pesquisador.

O esqueleto, aparentemente de um homem com idade entre 40 e 50 anos, da metade do século 13, teve um pedaço pesado de arado martelado no meio do seu peito. A parte inferior da perna, abaixo do joelho, foi removida e colocada ao lado do corpo.

A equipe do professor Ovcharov também descobriu os restos de uma mulher e uma criança, colocados de forma que lembra a imagem da Virgem Maria e de uma criança. Ele disse que isso foi feito na tentativa de afastar a peste negra, que assolou a Europa medieval.


Esta é terceira descoberta do tipo na Bulgária, e tem uma forte semelhança com duas sepulturas anteriores encontradas em 2012 e 2013 na cidade litorânea búlgara de Sozopol, a 200 quilômetros a leste de Perperikon. De acordo com Bozhidar Dimitrov, que comanda o Museu de História Nacional, em Sofia, cerca de 100 desses esqueletos foram descobertos na Bulgária.

Fonte: History