Aglomerando - Agregador de conteúdo

Museu Psiquiátrico Glore

Esqueça aquele museu da sua cidade que você e sua turma do colégio visitaram no jardim de infância. A não ser que ele seja o Glore Psychiatric Museum, antigo hospital de tratamento psiquiátrico que guarda macabros relatos sobre pacientes portadores de doenças mentais.



O museu exibe quatro andares de instrumentos históricos do tratamento psiquiátrico utilizados nos séculos XVI, XVII e XVIII. À primeira vista, parecem ser instrumentos de tortura, mas há quem diga que não são. Será? Com manequins simulando o que acontecia no dia-a-dia do hospital, quem visita o lugar se depara com vômitos conservados de pacientes e rodas de hamisters em tamanho gigante, onde se podia correr numa velocidade absurda e numa distância sem fim.

Também havia as cadeiras “tranqüilizadoras” que pacientes poderiam ficar presos por até seis meses e o banho “surpresa”, que consistia numa banheira onde ficava o paciente e, atrás dele, escondia-se o médico suspenso numa plataforma de forca para que pudesse jogar água na “vítima” sem que ela soubesse. Caso você ainda não ache o bastante, é possível também fazer uma visita ao necrotério em funcionamento no porão do museu, além de ver carros personalizados pelos próprios pacientes. 

Portanto, da próxima vez que for sair com os velhos amigos do colégio, não deixe de convidá-los a dar uma passadinha no Glore Psychiatric Museum. Asseguro que todos sairão de lá satisfeitos, felizes e mentalmente sãos. Ou não.