Aglomerando - Agregador de conteúdo

Orangotango de Zoo Ganha "direitos humanos"

Uma fêmea de orangotango chamada Sandra, que vive há 20 anos no zoológico de Buenos Aires, foi beneficiada por uma decisão judicial que lhe reconhece direitos como "sujeito não humano", anunciou neste domingo (21) seu advogado.



Sandra, de 29 anos, poderá ser levada em breve a um "santuário de animais, onde possa viver em semiliberdade", disse ao canal TN o advogado, Andrés Gil Domínguez. Ele dá o exemplo de um santuário que existiria no Brasil.

A Justiça aceitou o pedido de habeas corpus feito pela Associação de Servidores e Advogados pelos Direitos dos Animais, sob o argumento de que a primata "sofre um confinamento injustificado", disse o advogado.

O habeas corpus é uma medida presente em diversas Constituições, para garantir a contestação da prisão arbitrária de uma pessoa. Na brasileira, é definido em três parágrafos do artigo 5º, que garante os direitos de todo cidadão do país.

Segundo seu advogado, Sandra "vive em cativeiro há 20 anos e o sentido da medida é que supere o cativeiro e a depressão. Que possa estar em semiliberdade, num santuário".

"Isto abre caminho para não apenas outros grandes símios, mas também para outros seres sencientes que são injusta e arbitrariamente privados de sua liberdade em zôos, circos, parques aquáticos e laboratórios científicos", disse o advogado Paul Buompadre ao jornal "La Nación".

A associação agora trata da libertação e do translado de Sandra para melhorar suas condições de vida e cumprir a ordem judicial.

"Se o desenvolvimento da humanidade está centrado na ampliação da racionalidade, Sandra é portanto sujeito de direitos. É um reconhecimento essencial para a cultura do nosso país", disse Domínguez.

Sandra nasceu num zoológico da Alemanha e teve uma cria com um primata de sua espécie, oriunda da ilha de Sumatra, na Indonésia.


Anteriormente, a Justiça havia rejeitado pedidos de várias ONGs para considerar que chimpanzés, orangotangos e gorilas têm certo grau de raciocínio e possuem características emocionais semelhantes às dos humanos.