Aglomerando - Agregador de conteúdo

Tesouros Históricos Descobertos ao Acaso

Muitos dos tesouros históricos e arqueológicos mais fabulosos do mundo foram descobertos por acidente. Abaixo, segue uma lista de alguns dos achados casuais que revelaram relíquias importantes e de valor incalculável.



Caverna de Lascaux - Em setembro de 1940, quatro adolescentes franceses que vagavam por uma floresta encontraram uma imensa caverna subterrânea, cujas paredes eram adornadas por duas mil pinturas e gravuras antigas: teriam descoberto a chamada “Capela Sistina da arte pré-histórica”, com diversos desenhos de animais e símbolos abstratos de 15 a 17 mil anos atrás.

O exército de terracota de Xian - Em 1974, um grupo de camponeses chineses descobriu o túmulo do primeiro imperador da dinastia Qin. Quando os arqueólogos fizeram a escavação, encontraram oito mil soldados de terracota, cavalos e carros de tamanho normal construídos no século III a.C. para proteger o Imperador Qin Shi Huang no além.

A Vênus de Milo - Antes de se tornar uma das esculturas mais importantes do mundo, a Vênus de Milo passou vários séculos enterrada na ilha grega de Melos. A estátua sem braços só foi recuperada em 1820 quando um camponês chamado Yorgos Kentrotas descobriu acidentalmente sua metade superior. Depois, um oficial naval francês desenterrou a metade inferior.

A Pedra de Roseta - Em 1799, os soldados da Campanha Egípcia de Napoleão toparam com uma grande pedra de granito enquanto derrubavam as antigas muralhas próximas à cidade de Roseta. Os cientistas da Campanha logo perceberam a sua importância: a pedra pertencia o século II a.C. e possuía um texto antigo escrito em três idiomas: grego, demótico e hieróglifo.

Os manuscritos do Mar Morto - Em 1947, um grupo de jovens pastores cuidava de seus rebanhos nas redondezas da cidade de Jericó. Enquanto procuravam uma cabra perdida, um deles lançou uma pedra em uma caverna próxima e se surpreendeu ao ouvir algo que soava como uma panela de barro se quebrando. Ele entrou na caverna para investigar e se deparou com vários frascos que continham uma coleção de antigos rolos de papiro, os quais, posteriormente, vendeu para um antiquário de Belém por menos de 50 dólares. Quando os cientistas confirmaram a importância extraordinária dos textos, muitas pessoas se dedicaram à busca de relíquias nas cavernas locais. O conjunto de rolos encontrados é considerado uma das maiores descobertas arqueológicas do século XX.

Fonte: History