Aglomerando - Agregador de conteúdo

Lenda Urbana: Maria Degolada

Pouco sabe-se da vida de Maria Francelina Trenes. A jovem moça prostituta nasceu na Alemanha e veio morar em Porto Alegre, onde veio a ser assassinada. Maria, após ser morta pelo namorado, passou a ser uma lenda urbana local, chamada de Maria Degolada.


Em 12 de novembro de 1899, Maria e o namorado, um soldado da brigada militar, participavam de um piquenique com amigos e afastaram-se do grupo e iniciaram uma discussão. No calor da discussão, Maria ataca o namorado com um pedaço de madeira e um cano de aço. Em seguida, o soldado pega uma faca e mata Maria com um corte na garganta (por isso o apelido).

O assassinato ganhou grande destaque na imprensa e na sociedade pela brutalidade com que foi cometido. O namorado foi julgado e condenado. No local do crime foi erguida uma capela em memória a jovem assassinada, que passou a ser venerada como uma Santa. O nome da capela é Santa Maria Conceição.

Segundo o antropólogo José Carlos Pereira, uma prostituta ser convertida em santa não é novidade na religião católica. Ele diz que Maria pertencia a um grupo de mulheres denominadas 'santas de cemitério' que quando perde a vida de forma brutal, seja acidente ou assassinato, vira santa.  Para Sandra Pasevento, historiadora, o fato de Maria ter sido uma vítima foi a causa de ela ter virado Santa. Os devotos de Maria Degolada a consideram uma santa milagrosa, porém ela não atende pedido de policiais. 


Não se sabe ao certo se a história é verdadeira ou apenas mais um mito. O fato é que a lenda continua crescendo e ganhando novas versões e detalhes de sua morte. A história de Maria é interessante e virou um livro lançado em 2002 e uma peça de teatro. E você acredita que é mito ou é real?

Nenhum comentário:

Postar um comentário